[vc_row][vc_column][vc_column_text]
A internet e a tecnologia têm tomado conta de diversas áreas, inclusive da construção civil . Assim, a conectividade e o digital são a nova realidade dos projetos imobiliários: os empreendimentos inteligentes. Saiba mais sobre esses avanços tecnológicos com a leitura desde artigo!
O que são empreendimentos inteligentes?
A palavra que melhor define um empreendimento inteligente é automação. Isso porque um empreendimento inteligente é construído com o propósito de otimizar as vidas daqueles que convivem em seus espaços em termos de conforto, sustentabilidade e qualidade urbana, tudo por meio da aplicação de tecnologia digital.
Esse tipo de empreendimento apresenta uma série de características importantes, as quais destacaremos as principais a seguir.
Empreendimentos inteligentes possuem menor impacto ambiental
A sustentabilidade e responsabilidade ambiental devem ser preocupações primárias nas construções. Ao construir ou investir em um negócio, são utilizados diversos recursos provenientes de fontes naturais, como água e energia elétrica, além de liberar uma área e gerar certa quantidade de lixo. E encontrar formas de mitigar os impactos do uso desses recursos é primordial.
Dessa forma, devido ao fato da sociedade estar cada vez mais ligada às questões ambientais e exigente quanto às ações das empresas em relação ao consumo consciente, atualmente existem muitos recursos e procedimentos que auxiliam nessa tarefa, além de constantemente novas descobertas surgirem para essa finalidade.
Aproveitamento de recursos otimizado
Alguns exemplos de ações adotadas por empreendimentos inteligentes são a coleta seletiva de lixo, implantação de sistemas de reuso para o melhor aproveitamento de água, ferramentas que viabilizam economia de energia e a digitalização da informação. Cada vez mais presentes nos projetos de empreendimentos inteligentes, esses recursos auxiliam a baratear os custos de manter uma empresa ecologicamente correta.
Muitos empreendimentos já entenderam que podem eliminar boa parte de suas despesas desde a construção do projeto ao investir uma parte de seu faturamento em redução de consumo e reaproveitamento. Alguns exemplos de sistemas são:
• Redirecionando o encanamento das pias para os vasos sanitários com o objetivo de reaproveitar a água — basta aplicar uma pequena filtragem.
• Construção de um sistema de reaproveitamento da água das chuvas para usar na limpeza do empreendimento.
• Mecanismos de automação dos sistemas de ar.
• Implantação de um sistema que detecta a presença ou a ausência de pessoas e desliga ou liga as luzes de acordo com a movimentação do local.
E muito mais.
Essas mudanças exigem que a estrutura dos edifícios inteligentes seja pensada desde o início com esse propósito. Porém, ainda é possível reestruturar o local no caso de empreendimentos já construídos.
Sistemas de controle e segurança automatizados que aumenta o nível de proteção patrimonial
A tecnologia é o principal meio de viabilizar recursos que aumentam os níveis de segurança.
Investir na automação da segurança com a implantação de sistemas inteligentes de vigilância é outro ponto que configura um empreendimento inteligente. Os mecanismos de segurança que elevam o nível do empreendimento podem contar com:
• Sistemas de controle de entrada e saída de pessoas e veículos, feito por meio de dispositivos que liberam e fecham as portas e cancelas.
• Câmeras inteligentes com analíticos de vídeo.
• Implantação de biometria com impressão digital ou reconhecimento facial, visando eliminar riscos na hora de controlar quem entra e sai do empreendimento e dos apartamentos, além de ser um recurso eficiente para registrar todos que circulam no local.
• Monitoramento à distância, interfones com atendimento remoto.
E mais.
Gostou de saber mais sobre os empreendimentos inteligentes? Então continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos. Ah! E não deixe conhecer o empreendimento Identify Tatuapé, que é totalmente planejado para ser sinônimo de automação, com projeto que une o melhor da construção civil, arquitetura e modernização. Clique aqui e confira!
Fontes:
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]